Com as fotos produzidas, cada aluno partiu para a produção de sua crônica. Eis aí o texto selecionado para a etapa municipal:
Pingos na janela
Na janela, escorriam alguns pingos de chuva. Talvez isso já não surpreenda a ninguém, pois aqui no Sul isso já virou rotina. O frio e as chuvas sempre nos abençoam em grande parte do ano. Na paisagem, sobrevivem apenas nossas majestosas araucárias. Nos parreirais, os galhos secos guardam a esperança da próxima colheita. E um lindo nevoeiro toma conta de nossos montes.
A chuva nesta tarde parecia lágrimas, depois que escorre uma não para mais. Os pequenos pingos que caíam sem cessar deixavam a janela cada vez mais molhada. Via de longe o esforço que o sol fazia para brilhar e nos aquecer novamente. Mas ainda não era hora dele voltar...
A chuva engrossou, começou a ficar cada vez mais e mais forte. Muitos se escondiam ou se protegiam da chuva. Mas, para mim, era a melhor sensação do mundo. Não queria esperar a chuva passar, e sim, aprender a dançar conforme seu ritmo.
Como todas as chuvas, temos nossos dias de lágrimas, angústias, tristezas. Uma hora passa. É só esperar... Se a tempestade demorar, se os problemas parecem não ter solução, aprenda a superá-los no seu ritmo. Assim como a chuva tem seu tempo, as dificuldades também passam. Não se esconda da vida, pois o sol sempre volta a brilhar.
Aluno(a): Djenifer Paganini Citron do Amarante
domingo, 16 de setembro de 2012
Cenas do cotidiano
Trabalhando com crônicas
Durante todo o mês de agosto, trabalhamos com crônicas de vários autores e a identificação das características do gênero. Em grupos, a turma produziu cartazes sobre as crônicas trabalhadas. Ficaram muito bons!!!
Assinar:
Postagens (Atom)